No gramado dos outros também tem barro

Como foi bem observado pelo uruguaio Loco Abreu, a imprensa esportiva brasileira faz “jornalismo de confusão”, sempre dando mais importância no que é negativo do que no positivo. Não importa o estudo da tática e a construção das jogadas, pois o que vende jornais e gera pageviews é falar sobre gol perdido, sobre fofoca de bastidores, sobre má-fase, jejuns e “tabus”. Amargurados nas redações redigem as crônicas das partidas como se estivessem relatando acidentes de trânsito, e relatam o dia a dia dos clubes destacando todos os erros e omitindo os pequenos acertos.

Mas isso tudo o palmeirense já sabe há muito tempo, pois todo dia tem pelo menos uma ou duas “Crises no Palestra”. Como o Palmeiras nos basta, muitos de nós fechamos os olhos e não nos importamos com o noticiário dos outros clubes, chegando até a imaginar uma certa perseguição contra nós nas redações. Mas se olharmos com atenção encontraremos notícias ruins em todos os outros clubes quase na mesma proporção que no Palestra Itália.

Mas então o que faz o noticiário do Palmeiras tomar uma dimensão maior do os outros? Algumas teorias não comprovadas:

  • O tamanho da torcida palmeirense contribui com o eco. Considerada a 4ª maior, espalhada por todo o país e altamente conectada, a repercussão é obviamente maior do que times regionais como Grêmio e Internacional, ou de pequena torcida como Santos, Fluminense e Botafogo.
  • A torcida palmeirense “compra” a notícia ruim. Ela deixa comentário no blog do jornalista fofoqueiro, ela reclama no Twitter da manchete maldosa, ela repercute tudo o que ouve sobre o time sem fazer filtro.
  • A torcida palmeirense é engajada com a política do clube. Na busca por mais conteúdo a imprensa esportiva se excede para além das quatro linhas e invade a administração e até mesmo o clube social em busca de mais problemas para suas tiragens e pageviews – com isso nós duplicamos as possibilidades de pauta para a imprensa. A política do Palmeiras não é mais nem menos confusa do que qualquer outro clube, só parece que é por ser a única com seus fatos expostos. Ou você acha que não teve nenhuma sujeira na política interna para levantar o Itaquerão ou para o presidente do SPFC se perpetuar no cargo?
  • A torcida palmeirense é exigente. Não basta o jogador vir para compor elenco, tem que ser craque. Não basta lançar plano sócio-torcedor, tem que ter direito a voto direto pra Presidente. Não basta construir um estádio novo, tem que nos explicar o motivo de num certo dia serem instaladas menos estacas que no dia anterior. Com essa exigência toda, é normal que a corneta esteja sempre tocando alto.

Fiz uma pesquisa com uma amostragem bem pequena, considerando apenas as últimas três semanas no UOL Esporte com uma ou outra notícia do Globoesporte.com – fiz essa escolha para facilitar a pesquisa, já que a amargura é uma característica bem marcante da redação do UOL Esporte. Também limitei a busca nos outros 11 clubes nacionais que junto com o Verdão são os considerados “grandes” do futebol nacional.

Qualquer uma das ocorrências abaixo seria bem mais polemizada caso ocorresse no Palmeiras.

Corinthians
- Itaquerão (aquele construído com dinheiro público) terá estátua de São Jorge do tamanho do Cristo Redentor. Perguntinha que ninguém na imprensa fez: quanto custaria? Não podia usar esse dinheiro para ajudar a pagar a construção do estádio hiper-faturado sem se locupletar com os cofres que foram enchidos com nossos impostos?
- Nem mesmo com o status de campeão nacional e com falácia forçada de “time do povo” conseguem acertar um patrocinador master. Tentam de tudo para agradar (camisa com logotipo para presidente da Hyundai), inventam delírios (carros da marca para os jogadores) mas na hora final o patrocinador desaparece.
- Jogador chamado Marcio (porém conhecido como Emerson?) e com histórico de acusações de contrabando e lavagem de dinheiro é pego em Blitz Lei Seca, recusa bafômetro e perde a habilitação.

São Paulo
- Treinador bate de frente com diretor, que por sua vez coloca em xeque a condição psicológica de um atleta.
- Já são quase três meses e meio sem patrocinador master, uma receita perdida que não tem volta para um espaço que ninguém parece estar interessado – pelo menos não nos valores que são pedidos.

Santos
- Presidente diz que hoje venceriam o Barcelona. Curiosamente, no mesmo dia que ele disse isso tomaram uma virada do São Caetano com o time completinho. Tá pensando o quê, que Anacleto Campanella é Camp Nou?
- Jogador falta treino para audiência na Justiça de um caso bizarro protagonizado por ele.

Flamengo
- Torcida protestou a fase do time jogando ovos no ônibus, sem se esquecer da pipoca e do nariz de palhaço.
- Ronaldinho Gaúcho levou uma grana (rubro)preta em 1 ano e pouco no clube, não convenceu e quer ir embora – o que tornaria ainda mais difícil a busca pelo patrocinador master e a reeleição da presidenta.
- Pra “animar” os jogadores na Libertadores, o clube pagou os salários de Fevereiro em Abril!

Vasco da Gama
- Elenco tentou agredir árbitro e tomou borrachada da Polícia. Com diversos expulsos numa situação mal-explicada da súmula, querem a salvação com… Carlos Alberto.
- Ministério Público entra com dois processos contra o clube e aponta seis irregularidades nas categorias de base.
- Fracassaram na organização de um pacote de viagem para acompanhar o time ao Peru pela Libertadores. Sei que o apelo do jogo é diferente, mas outros clubes já conseguiram organizar e vender pacotes para o Mundial de Clubes por preços e distâncias maiores, que eram os argumentos impeditivos citados pelos cariocas.

Fluminense
- Muricy Ramalho já havia reclamado dos ratos nas Laranjeiras, agora acharam um gambá.
- O aproveitamento do time na casa do modesto Madureira nos últimos 20 anos é de apenas 33%.
- Jogador se atrasou para entrevista coletiva porque estava cortando o cabelo.
- Diretoria bate cabeça na demissão do assessor de imprensa. Depois tentaram passar o pano dizendo que foi só um desentendimento e está tudo bem, mas claramente não está.

Botafogo
- Apesar da vitória tomaram vaia da própria torcida, e na entrevista o jogador cornetou o baixo público e o companheiro de elenco pelo erro no gol sofrido.
- Entraram em litígio com a Fila, antiga fornecedora de material esportivo, fecharam contrato com a Puma mas só oficializaram e apresentaram o uniforme novo quatro meses depois, jogando com uniforme sem marca o tempo todo – e perdendo toda a receita de venda de camisas nesse períodos, como não foi apontado por ninguém na imprensa.
- Jobson criou encrenca pela enésima vez.

Internacional
- Jogador some do trabalho por 17 dias, é reintegrado e ninguém da diretoria ou comissão técnica explica o que houve ou se haverá punição.
- Queriam fazer um teste no estádio em obras para saber se haveria problemas de acesso em jogos de grande público, algo que chegasse próximo de 30 mil pessoas. Não foi possível concluir nada porque apenas 7.124 torcedores compareceram.

Grêmio
- Presidente diz que está negociando com um jogador mas não deu nem tempo de contar para a torcida: menos de duas horas depois o jogador desmentiu a existência da negociação e já deixou claro que nem precisa enviar a proposta.
- Outra do presidente: foi fazer discurso no lançamento do uniforme e tomou uma vaia da torcida. Pra piorar, há quem queira Danrlei na Presidência.

Cruzeiro
- Contrataram Alex Silva. Não tiveram grandes problemas recentemente mas só essa já vai garantir material até o fim do ano.

Atlético-MG
- Arquidiocese de Belo Horizonte ignora tradição e impede culto ecumênico pelo aniversário do clube. Aliás, comemoração de quê? A data passou em branco e nem mesmo a torcida se mobilizou para fazer algo.
- No final de Março ainda estava bem díficil para conseguirem terminar de pagar os salários de Janeiro e Fevereiro.


1 comentário

  1. Palestrinos,

    Nosso blog promove a seção “Análise de Elenco” e hoje a bola da vez é o Verdão.

    Convidamos todos a acompanharem e deixarem seu registro sobre a equipe.

    Sua opinião é muito importante para nós e esperamos promover um bom debate.

    Abraços.
    Gabriel Casaqui
    http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/04/analise-de-elenco-palmeiras.html
    @botecoesportivo

escreva seu comentário